terça-feira, 30 de outubro de 2007

Adriano Bastos vence 44ª Volta da USP

Foto: Ricardo Leizer

O maratonista Adriano Bastos venceu no último dia 20, a 44ª Volta da USP, prova tradicional de 10km organizada todo ano pelo CEPEUSP e que atrai um grande público universitário por ter uma premiação diferenciada a estes. São premiados os cinco primeiros colocados geral e os cinco primeiros universitários tanto masculino quanto feminino.
A prova teve sua largada às 16:00 debaixo de um calor de 35ºC o que dificultou bastante a performance da grande maioria dos participantes, além das fortes subidas dentre elas a temida Biologia.
Já nos primeiros quilometros Adriano Bastos assumiu a liderança mostrando que estava muito bem e sem se preocupar muito com o calor que enfrentaria. "Estou super acostumado a treinar nos horários mais quentes do dia, assim quando chego nas provas não tenho tanta dificuldade, por mais quente que esteja no dia acredito que realizo a prova de forma mais confortável que os demais atletas. Fica mais fácil aplicar o que já faço nos treinos. Um exemplo claro foi ver vários atletas que normalmente correm no meu ritmo nas provas e dão bastante trabalho chegando bem atrás nesta prova." disse Adriano.
A partir do segundo quilometro Bastos começou a distanciar-se dos demais atletas e ao subir a Biologia localizada entre o km 4 e 5 abriu uma enorme vantagem que já lhe garantiria a vitória. "Esta prova é bem dificil e quem larga muito forte acaba pagando caro depois. Como meu ponto forte são as subidas, sabia que a Biologia seria um momento decisivo da prova para me distanciar dos demais, depois disto foi só administrar o restante da prova nos 5km finais onde consegui ampliar um pouco mais esta vantagem."
Bastos cruzou a linha de chegada com o tempo de 31min.15seg., sua melhor marca para este percurso. Em segundo lugar chegou o atleta Naval Freitas com o tempo de 32min.19seg. Com este resultado Bastos tornou-se bicampeão da prova. Em 2003, ele havia vencido a 40ª edição com o tempo de 31min.24seg.
Agora o atleta dará continuidade no treinamento para a Maratona de Curitiba, seu principal objetivo deste segundo semestre e que acontecerá no dia 25 de Novembro, lá ele tentará o bicampeonato após ter vencido a edição do ano passado com o tempo de 2h19min. "Meu foco está todo em Curitiba, quero muito voltar pra lá e vencer novamente." disse Adriano.

Por Renata Schapira Bastos.

Nenhum comentário: