terça-feira, 29 de julho de 2008

Copa Internacional de MTB – Dicas & Novidades

Controle de Passagem na Pista

Além da cronometragem na linha de chegada, controle de passagem em vários pontos do percurso, onde o atleta terá que descer da bicicleta (colocar o pé no chão) e passar pela conferência. O atleta só poderá montar na bicicleta após a saída da área demarcada.

Durante a passagem o atleta receberá uma marcação em seu numeral para comprovar sua passagem. Receber a marcação de passagem é de total responsabilidade de cada atleta e quem não tiver a marcação na chegada será desclassificado.

Só serão marcados aqueles que respeitarem o procedimento acima. Tumultuar o trabalho dos fiscais implicará na desclassificação do atleta.


Meio Ambiente & Consciência Ecológica

A organização pede aos atletas que não joguem nenhum tipo de papel ou plástico no chão. Os únicos locais permitidos são os pontos de água espalhados pelo percurso. Os atletas flagrados jogando lixo fora dessas áreas serão punidos pela direção de prova de acordo com o regulamento.


Categoria Dupla

Os atletas da categoria dupla poderão optar em competir com 2 bicicletas ou 1 bicicleta de 2 lugares (Tandem). No caso da categoria dupla com 2 bicicletas, os atletas devem estar sempre juntos nas passagens de cronometragem (durante o percurso e na chegada). Caso apenas 1 dos atletas esteja à frente, deverá esperar o parceiro para que o fiscal da cronometragem libere a dupla para continuar a prova. O tempo de chegada só será fechado quando a dupla passar junta.


Hidratação & Alimentação

Recomendamos que os atletas levem água para hidratação, mesmo com os 4 pontos disponibilizados na pista, mais um na chegada, pela organização. Este tipo de prova é de longa duração e passa por locais distantes de comunidades. Além disso, agosto, além do frio, é um período seco e necessita de hidratação antes, durante e depois da prova.

A reposição de energia também é outra preocupação que o atleta deve ter. A POWERBAR® estará com uma série de produtos indicados para atletas de mountain bike com foco em maratona. Segundo o regulamento, “É obrigação de cada atleta: levar consigo toda a comida e bebida que for consumir durante a competição. A título de apoio suplementar, a Organização poderá fornecer água potável para cada atleta inscrito, em postos de controle ao longo do percurso".


Cuidados Com o Trânsito

Em muitos trechos do percurso existe tráfego de automóveis. Apesar de termos uma grande equipe trabalhando para garantir a segurança de todos, é necessário que os atletas tenham atenção e trafeguem somente pela direita, pois nas provas de maratona com grande percurso é comum trafegar por vias públicas. O respeito às leis de trânsito é uma das obrigações dos atletas em provas no formato maratona.

Nenhum comentário: