quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Dicas do Adriano Bastos para o XI Troféu Cidade de São Paulo:

Crédito: Fernanda Paradizo

O Dia Anterior

No dia anterior à prova, 5ª feira, se você já for um corredor experiente, faça apenas um trote leve de 30 minutos e alongue bem logo após a atividade, ou então tire o dia para descansar.Procure também hidratar-se bem durante o dia com todo o tipo de liquido como água, isotônico e sucos. O importante é não ficar muito tempo sem beber nada.Aumente a ingestão de carboidratos como pães, batata, arroz, macarrão e barras de carboidrato, como por exemplo a POWERBAR PERFORMANCE®. Evite comidas gordurosas, que atrapalharão sua digestão.Outra dica importante e muito útil é que durante essa hidratação do dia anterior você dilua um POWERGEL® em uma garrafinha com 500ml de água e vá tomando aos poucos. Repita isso duas vezes no decorrer do dia. Ao mesmo tempo em que estará se hidratando também aumentará suas reservas de carboidratos para a prova.




O Dia da Prova

No dia da prova acorde com pelo menos duas horas antes do horário da largada.Tome um café da manhã normal. Coma e beba coisas que já está acostumado no dia-a-dia e não invente novidades.Chegue ao local da prova com uma hora de antecedência para evitar aqueles imprevistos de ultima hora.Faça um aquecimento com 15 minutos de trote 25 minutos antes da largada. Use os últimos 10 minutos para alongar, já posicionado para largar, e continue se movimentando para manter o aquecimento. Neste momento é legal também tomar um POWERGEL® com um copo de água, para aumentar suas reservas de glicogênio muscular.




A Prova

Cuidado com o ritmo de largada. Comece num ritmo mais tranqüilo para não faltarem pernas no final. Além disso, o percurso desta prova engana um pouco e tem vários trechos com subidas, o que poderá se tornar um pesadelo se você largar mais forte do que deveria.Independente de estar quente ou não, mantenha-se hidratado e procure pegar água em todos os postos, mesmo que seja só para molhar a boca.




Depois da Prova

Logo que completar a prova continue com a hidratação e coma uma barra de carboidratos ou tome um POWERGEL® para repor rapidamente suas reservas de glicogênio. Assim sua recuperação será bem mais acelerada e no dia seguinte já estará pronto para treinar sem sentir o desgaste da prova.




Agora é com você.
Concentre-se no ritmo e boa corrida!


Adriano Bastos

Nenhum comentário: